Rio de Janeiro | Conheça as 5 praias selvagens para você visitar e curtir a tranquilidade.

Quando se fala em Rio de Janeiro é inevitável associar a cidade às suas praias mais conhecidas, como Copacabana, Leblon e Ipanema. Mas há outras praias escondidas e cujo acesso só é permitido por trilhas ou barco. Chamadas de “praias selvagens”, sem quiosques ou qualquer outro tipo de urbanização, encantam os visitantes que estão fugindo da agitação e quer muita tranquilidade. As praias selvagens ficam em Barra do Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro dentro do Parque Estadual Pedra Branca. Possui águas límpidas e quase intocadas. A trilha possui 3 km de percurso que pode ser completado entre 40 minutos e 90 minutos. Toda a região possui uma visão deslumbrante de mata nativa, onde é possível tomar banho em águas revigorantes. Confira abaixo as cinco praias selvagens do Rio.

Praia do Inferno 

 

Com águas azuis e agitadas, impressiona por seus 200 metros de beleza. É cercada por paredões de pedras e mata. Ela faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, onde também fica a Pedra do Telégrafo.

 

Praia Funda 

 

Resultado de imagem para Praia Funda

Localizada a 300 metros da Praia do Inferno, também é cercada por pedras e mata. O destaque fica por conta da Pedra da Lua, formação rochosa repleta de crateras. A Praia Funda tem 300 metros de extensão.

Praia do Meio

 

Resultado de imagem para Praia do Meio

 

Com 350 metros de areia, fica a 500 metros depois da Praia Funda. Para chegar até ela – caso se inicie a trilha pelo final da praia –, os visitantes precisam passar por um trecho inclinado de pedra com corda.

Praia do Perigoso

 

Resultado de imagem para Praia do Perigoso

Situada entre Grumari e Barra de Guaratiba, esta praia é praticamente deserta e exibe beleza abundante, além de mostrar um ângulo diferente da famosa Pedra da Gávea. Ela fica aos pés da Pedra da Tartaruga e, por ter acesso mais fácil, costuma ficar movimentada nos finais de semana.

Praia dos Búzios ou das Conchas

 

Resultado de imagem para Praia dos Búzios ou Concha

A menor delas. É um pequeno pedaço de areia coberto por pedras, o que exige atenção dos banhistas para que não se machuquem.

Como chegar?

O acesso às cinco praias é feito pela mesma trilha, que começa na Praia de Guaratiba (Rua Parlon Siqueira, quase chegando a Praia do Canto). Subindo a rua, encontra-se o caminho do Perigoso, trilha que dá acesso às praias. Existe uma bifurcação depois de cerca de 40 minutos de caminhada: Para um lado, as praias do Perigoso e dos Búzios; para o outro do Meio, Funda e do Inferno.

Segundo especialistas, a trilha é considerada moderada e o tempo de chegada às praias depende do condicionamento de cada visitante. Para aqueles que preferirem ir de barco, há embarcações saindo da Praia do Canto. O preço varia de acordo com o número de pessoas, percurso e tamanho da bagagem.

Curiosidades

As praias selvagens de Barra de Guaratiba já foram usadas como posto avançado para a invasão da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro. A invasão foi comandada pelo corsário francês Jean-François Duclerc.

Recomendações

Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física.

Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila:

  • Protetor solar
  • Boné ou chapéu
  • Óculos escuros
  • Repelente
  • Dois litros de água
  • Lanche
  • Calçado apropriado para caminhada
  • Medicamentos de primeiros socorros
  • Agasalho
  • Lanterna
  • Saco de lixo (Não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece)
  • Use roupa leve e clara

Se não se sentir seguro contrate um guia especializado.

Boa Trilha, Mochileiros!

You may also like

Deixe seu comentário