12 Séries com mulheres negras como protagonistas para você maratonar agora!

Representatividade importa! A mensagem é simples e clara: os negros não são melhores ou piores que os brancos; na verdade ambos necessitam viver em união e harmonia por uma sociedade maior. Esta mensagem foi passada por Martin Luther King, em 1963 nos EUA, um dos principais ativistas americanos pelo fim do racismo. Uma das frases marcantes de seu discurso dizia:

“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”

Muitos anos depois, somos pegos de surpresa pelo lançamento do novo álbum de Beyoncé, intitulado “Lemonade”, que traz fortes debates sobre questões raciais nos EUA. O tempo passou e poucos avanços foram observados na sociedade americana. Um dos pontos principais, que deu visão aos negros, especialmente às mulheres negras, foi a vitória de Viola Davis no Emmy de 2015. Viola tornou-se a primeira mulher negra a vencer o prêmio de melhor atriz na categoria drama, e os motivos pra isso ela discursa lindamente:

Elas são reais, negras, empoderadas e fora de todos os padrões normativos. O mais maravilhoso de tudo isso, é que finalmente mulheres negras estão sendo representadas em papeis dignos, que inspiram, fazem refletir – e são muito mais do que um espaço “de cota” ocupado. Confira:

Resultado de imagem para Black Mirror black museum

1. Black Mirror: Black Museum

É o sexto episódio da quarta temporada da série de antologia Black Mirror. Ele foi escrito por Charlie Brooker, com partes adaptado de Pain Addict, história escrita por Penn Jillette, e dirigido por Colm McCarthy. O episódio foi ao ar na Netflix, junto com o resto da série, em 29 de dezembro de 2017. Black Museum é dividido em três histórias, cada qual com a sua característica, todas narradas por Rolo Haynes (Douglas Hodge de The Night Manager) com o seu toque de excentricidade durante a visita guiada a “britânica” Nish (Letitia Wright de Pantera Negra) ao isolado museu.

Resultado de imagem para Cara Gente Branca

2. Cara Gente Branca (Dear White People)

A série é baseada num longa-metragem independente de relativo, o filme rendeu alguma controversa por abordar o racismo de forma tão irônica e tão aberta, a Netflix comprou a ideia de Justin Simien e o realizador preparou dez episódios para aprofundar as relações construídas em seu longa. Cara Gente Branca acompanha a trajetória de alguns alunos negros de uma grande e importante faculdade dos EUA. A série retrata como esses personagens lidam com o racismo no campus da universidade, principalmente após uma festa de Halloween, onde alunos brancos se vestiram como negros, reproduzindo a velha e abominável prática do Black Face.

Resultado de imagem para crazyhead raquel

3. Crazyhead

A série fala sobre Raquel (Susan Wokoma) e Amy (Cara Theobold), duas garotas inglesas de vinte e poucos anos que se tornam amigas por suas habilidades paranormais de ver demônios que possuíram seres humanos. A série possui muitas referências a Buffy: A Caça-Vampiros, e na estética de Misfits com Co-produção da Channel 4, e parceira do Netflix, o seriado foi exibido primeiramente no canal E4, na Inglaterra, em outubro, para somente ganhar distribuição mundial via streaming em dezembro de 2016, com seis episódios misturando drama, horror e comédia.

Resultado de imagem para The Level Nancy Devlin

4. The Level

A série acompanha os trabalhos da detetive Nancy Devlin (Karla Crome), uma mulher que tem ligações com o mundo do crime. Na infância, sua melhor amiga era Hayley (Laura Haddock), filha do empresário Frank Le Saux (Philip Glenister), um homem que serviu de mentor e figura paterna para ela. O problema é que Frank é um traficante de drogas, a quem Nancy tenta proteger, mantendo a polícia afastada de suas atividades. Mas, quando Frank é assassinado, ela começa a perceber que corre o risco de ter sua relação com o criminoso descoberta pela equipe que realiza as investigações em torno do caso. Detendo informações vitais para a identificação do assassino, Nancy procura uma forma de passá-las para a equipe sem levantar suspeitas. Enquanto isso, ela é perseguida por um criminoso disposto a destruí-la.

Resultado de imagem para how to get away with murder annalise

5. How to Get Away with Murder

Uma série de suspense, da produtora Shonda Rhimes (de Grey’s Anatomy e Scandal), se desenvolve ao redor da vida pessoal e profissional de Annalise Keating, uma advogada de defesa criminal proeminente. Também professora de direito na Universidade de Middleton, na Filadélfia, Annalise seleciona cinco de seus melhores alunos para trabalharem com ela em seu escritório: Wes Gibbins, Connor Walsh, Michaela Pratt, Laurel Castillo e Asher Millstone. Em sua vida pessoal, Annalise vive com seu marido Sam Keating, um renomado psicólogo, mas também vive um relacionamento às escondidas com Nate Lahey, um detetive de polícia. Quando sua vida pessoal e profissional começa a entrar em colapso, Annalise e seus alunos se vêem envolvidos, involuntariamente, em uma trama de assassinatos.

Resultado de imagem para Insecure

6. Insecure

Produzida pela HBO, a série de comédia conta a historia de Issa (Issa Rae de Awkward Black Girl) e Molly (Yvonne Orj) podem ser fortes, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre estas duas jovens negras, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.

Resultado de imagem para being mary jane mary jane

7. Being Mary Jane

Mary Jane Paul (Gabrielle Union) é uma mulher moderna, apresentadora de um famoso Talk Show. Enquanto ela concilia carreira, família e amigos, ela também está à procura do homem certo para se relacionar.

Resultado de imagem para Greenleaf

8. Greenleaf

O patriarca e a matriarca da família Greenleaf, James (Keith David) e Lady Mae (Lynn Whitfield), comandam uma das maiores igrejas da cidade de Memphis e exercem uma enorme influência sobre os membros (majoritariamente afroamericanos) de sua congregação. Sua vida é virada do avesso quando o mistério da morte de sua filha Faith faz com que Grace (Merle Dandridge) retorne para o seio familiar depois de 20 anos afastada, com o intuito de investigar o destino da irmã.

Resultado de imagem para chewing gum serie

9. Chewing Gum

Em Londres, Tracey Gordon (Michaela Coel) é uma jovem religiosa de 20 e poucos anos que idolatra a cantora Beyoncé. Ela passa o tempo com seus amigos, alguns deles já trabalham ou têm família. Mas a grande verdade é que eles não fazem ideia do que estão fazendo e só querem saber de aproveitar a vida, sem se preocuparem com as responsabilidades da vida adulta.

Resultado de imagem para Scandal

10. Scandal

Olivia Pope, a ex-consultora de comunicações da presidência, dedica sua vida a proteger a imagem pública da elite da nação e garantir que seus segredos nunca venham à tona. Após deixar a Casa Branca, ela abre sua própria empresa na esperança de iniciar um novo capítulo em sua vida, tanto profissional quanto pessoal. Entretanto, ela parece não conseguir cortar completamente os laços com seu passado. Aos poucos se torna evidente que sua equipe, especializada em corrigir os erros dos outros, não é tão boa assim quando se trata de consertar suas próprias vidas.

Resultado de imagem para Queen Sugar

11. Queen Sugar

A série acompanha a história de três irmãos: Nova Bordelon, Charley Bordelon West e Ralph Angel Bordelon, que levam vidas muito distintas. Quando os três herdam do pai uma fazenda de 800 acres de cana-de-açúcar, Charley se muda para o interior do Louisiana com o filho adolescente Micah para cuidar da herança.

Resultado de imagem para pitch serie

12. Pitch

A série acompanha uma jovem lançadora de beisebol (Kylie Bunbury, de Twisted) que desafia as probabilidades quando se torna a primeira mulher a jogar nas ligas principais.

EXTRA

Resultado de imagem para Orange Is The New Black

Orange Is The New Black

A série, baseada em livro de mesmo nome, começou contando a vida da personagem Piper Chapman que mora em Nova York foi presa por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Com os tempos e o passar das temporadas, outras personagens se destacaram por suas atuações e histórias, seja em histórias leves e divertidas ou em questões sérias, que envolvem preconceito, raça, entre outros temas. Destacam-se entre elas Crazy Eyes (Suzanne Warren), Poussey Washington, Taystee (Tasha Jefferson), Black Cindy (Cindy Hayes), Sophia Burset, e entre outras personagens negras.

Gostaram? Comente aqui em baixo alguma série que tem mulheres negras como protagonistas que esquecemos de por na listinha.

Beijos! Até a próxima.

You may also like

Deixe seu comentário